Sem intensidade, sem resultados! - Clava CrossFit

A intensidade é um fator determinante para movermos nossos indicadores de resultados e rendimento na direção certa. Ainda sim, existem alguns pontos a serem esclarecidos sobre o tema.

Intensidade é pura física! Define-se como a capacidade de se fazer mais em menos tempo; fazer mais trabalho mais rápido. Há quem diga que intensidade não é para qualquer um… Pura bobagem! Treinar em intensidade máxima independe de carga ou quantidade de repetição, é individual e desde que se tenha inteligência e conhecimento pode e deve ser usada desde os atletas de alto nível, até idosos, cardiopatas, etc.

A única maneira de conhecer de fato a intensidade é experimentá-la.

Traduzindo para o cenário do  CrossFit, Fran, por exemplo, é um treino que a maioria dos praticantes  deveriam conseguir terminar em aproximadamente 7 minutos ou menos. Se você leva 10 minutos para terminar seu Fran e mesmo assim, depois do Wod, sobrou “gás” para fazer outro treino, é porque “os 10 minutos não foram o suficiente para lhe cansar”, ou seja, você não executou o Fran com intensidade. Vale ressaltar que o escalonamento e as adaptações propostas pelos Coaches nos Wods, tem justamente o objetivo de fazer com  que o atleta ultrapasse os limites do desconforto de maneira segura mas ainda sim intensa.

Como diria o ditado “Mar calmo nunca fez bom marinheiro”. Fazer aquelas 5 repetições a mais, quando tudo o que você gostaria era parar, será exatamente o momento que você se torna mais apto.

“Fique impressionado com a intensidade, não com o volume”, disse Glassman em 2002.

 

Palavra do Coach - Por Alexandre Canha