Os movimentos perfeitos da velha guarda - Clava CrossFit

Na foto acima podemos ver vários homens carregando sacos pesados de algodão em caroço. Ok, por ser uma foto antiga concluímos que são pessoas trabalhando em algum período da primeira metade do século passado. Mas se pararmos para analisar com calma, o que podemos extrair de interessante desta imagem? Perceba que são homens adultos, alguns idosos, que com alegria e disposição carregam os fardos de algodão com muita facilidade e uma postura invejável.

Os braços esticados, ombros encaixados e o peso distribuído nas pernas são coincidência?

Não! O esforço que faziam ao levantar tal peso era necessário para garantir o emprego, e qualquer lesão poderia causar um afastamento ou até uma demissão. Esta necessidade fazia com que eles tomassem cuidado com a postura para realizar a força correta sem machucar as articulações, seguindo a lei do menor esforço para realizar um grande esforço! Então, estes trabalhadores perceberam naturalmente que com os braços bem encaixados acima da cabeça era possível sustentar uma grande carga. Este movimento era feito por anos e diariamente, o que explica a disposição e boa postura das pessoas de 60 anos da época para erguer fardos pesados com naturalidade, e chegando na maioria das vezes aos 80 anos saudáveis e fortes.

Comparando com os dias de hoje e fazendo uma pequena reflexão, percebemos que, atualmente, de maneira geral, as pessoas vivem e se portam fisicamente de uma maneira inadequada. A fase adulta da nossa geração é marcada por diversos desencontros com a atividade física, onde o tempo para cuidar da saúde e da mente é raro. As pessoas sofrem com dores por má postura ao trabalhar o dia todo na frente do computador, ou tem um baixo condicionamento por não ter uma atividade física constante, e mesmo quando estão em uma academia, executando movimentos e puxando pesos, os realizam com uma postura incorreta por falta de orientação ou prática e acabam sofrendo com lesões.

É possível alcançar uma postura correta e ter força nos dias de hoje sem precisar trabalhar carregando cargas?

Claro que sim. Quer saber como? Com treinos orientados de levantamento olímpico e exercícios variados que trabalhem o condicionamento metabólico constante, em alta intensidade e por diversos intervalos de tempo. Desta forma conseguimos aproveitar as habilidades naturais do corpo e potencializá-las! Conseguimos atingir vários níveis físicos dependendo da frequência e intensidade dos treinos.

  • 1 hora por dia – 5 vezes por semana – físico e postura de atleta
  • 1 hora por dia – 3 vezes por semana – saúde acima da média
  • 1 hora por dia – 2 vezes por semana – estímulo suficiente para fugir de doenças

Estar acima da média em condicionamento de força e metabólico te deixam em vantagem para atuar em qualquer situação, a qualquer circunstância e em qualquer momento! Praticar boas posturas durante a vida moderna é mais difícil que parece, mas lembre-se, aproveitar a juventude e a fase adulta para praticar atividades físicas pode te permitir a chegar aos 80 anos com saúde e disposição. Reaprender se torna desafiador e essencial para sua qualidade de vida!

Aproveito este espaço também para fazer uma homenagem ao cidadão que aparece no canto esquerdo da foto deste post, um típico representante do Crossfit Old School, Luiz Zanin ergueu sacos e sacos de algodão para ganhar a vida e alimentar seus vários filhos! Vítima de câncer de pele aos 80 anos ele serve de exemplo para nós, deste sua motivação para trabalhar pesados em baixo do sol até a sua determinação para dar um futuro melhor para sua família. Inspire-se para alcançar uma postura de movimentos tão boa quanto a do Luiz, pois realizar movimentos técnicos e corretos vai elevar a sua longevidade no Crossfit!

Crossfit é para praticar a vida inteira!

Palavra do Coach - Por Charles Cauzin