Glossário CrossFit - Clava CrossFit

WOD E OUTRAS ABREVIAÇÕES DO CROSSFIT

De modo bem resumido, o CrossFit é um programa de treinamento de força e condicionamento geral, baseado em uma ampla gama de movimentos funcionais. Uma de suas principais características é a variabilidade.

Aqui, os treinos são chamados de WODs e mudam todos os dias, quebrando qualquer monotonia dos exercícios e trabalhando de modo completo as capacidades corporais do praticante.

Mas o que é WOD?

“WOD” é a sigla para Workout of the day, ou “Exercício do dia”. É aqui que está programada a sequência de exercícios principais a serem realizados naquele dia. Eles poderão ser realizados num determinado período de tempo (AMRAP ), ou completados num circuito o mais rápido possível.

AMRAP (As many reps/rounds as possible)

Pode ser definido como “quantas repetições forem possíveis”. São séries de exercícios cronometradas com um tempo limite fixo, dentro do qual você deve fazer quantas repetições conseguir.

FOR TIME

“Por tempo”: nesse caso você deverá realizar as atividades propostas e relatar o tempo que levou para concluir o treinamento.

EMOM (Every minute on the minute)

Outro tipo de treino com um prazo fixo é o EMOM, ou a cada minuto no minuto. Nesse caso, a cada novo minuto você deverá realizar o proposto, caso conclua a tarefa antes do minuto acabar, descanse para o próximo minuto.

RX

Ou “como prescrito”. É a realização de cada movimento do WOD dentro da prescrição básica feita pelo coach. Se você conseguiu realizar o RX, você completou o WOD!

PR (Personal Record)

Ou “recorde pessoal”. Com o passar do tempo, você provavelmente irá se motivar a quebrar seus recordes pessoais em determinados exercícios. Essa é uma ótima maneira de medir o seu progresso.