Burpee, o exercício mais eficiente do mundo - Clava CrossFit

Royal Huddleston Burpee, um fisiologista de Nova York, fez os primeiros burpees no fim dos anos 30. A princípio era um movimento para o indivíduo avaliar seu condicionamento físico diário, porém em 1942 o exército americano decidiu incluir os burpees nos testes físicos, e foi aí que este movimento ficou famoso. No início, o burpee era conhecido como “squat thrust” e era uma combinação de 4 movimentos:

  1. Agachar e colocar ambas mãos à sua frente no chão;
  2. Jogar os pés para trás ficando na posição de prancha;
  3. Voltar os pés para a posição anterior;
  4. Ficar em pé novamente.

Com o passar dos anos, o exercício foi aprimorado com a inserção de 2 movimentos, (para alegria de uns e tristeza da maioria) e se tornou o tão famoso burpee que conhecemos.

  1. Encostar o peito no chão na descida;
  2. Salto no final com a mão acima da cabeça.

Apesar de ser odiado pela maioria das pessoas e ser utilizado como “castigo” em diversas modalidades esportivas, o burpee pode ser considerado um dos exercícios mais eficientes do mundo. Todos podem fazer, desde o atleta ou soldado mais condicionado, até a pessoa que está saindo agora do sedentarismo. Mas porque dizemos que podemos considerá-lo um dos exercícios mais eficientes do mundo? Simples! Eles elevam o condicionamento físico de uma maneira muito rápida, exercitam o corpo inteiro, mexem com os grupos principais dos grandes músculos (costas, peitoral e coxas, por exemplo), e também com os músculos menores de uma maneira intensa (do tronco, ombro e braços), e tudo isso simultaneamente!

Além de exercitar os músculos, os burpees também ajudam na luta contra a gordura corporal, pois durante a execução do movimento, os músculos necessitam de muita energia, que será fornecida também pela gordura, queimando assim muitas calorias, inclusive após terminar o treino.  E por último, mas não menos importante, os burpees melhoram MUITO sua performance. Squats e push ups, por exemplo, ficarão muito mais fáceis de fazer. e além disso, seu sistema cardiovascular e pulmões serão beneficiados!

Que tal uns burpees hoje?

Palavra do Coach - Por Rúbia C. Prochmann