A importância dos movimentos corretos para exercícios de barra! - Clava CrossFit
desafio-outubro-rosa
Desafio Outubro Rosa
05/10/2017
clava-swim
Clava Swim
26/12/2017

A importância dos movimentos corretos para exercícios de barra!

a-importancia-dos-movimentos-corretos-para-exercicios-de-barra

A pegada e a utilização correta dos músculos oblíquos transversos são fundamentais para a estabilização da “linha média” do corpo nos movimentos de Barra do Crossfit. Estabilizar a “linha média” é uma das principais exigências para a configuração adequada da maioria dos exercícios no CrossFit.

Ao manter a coluna fixa na realização de um Deadlift, Clean ou Snatch, nosso corpo solicita arduamente músculos auxiliares na manutenção da postura e na sustentação da carga,  direcionando assim a força para os músculos principais! Nestas condições devemos tomar cuidados com a postura na hora de tirar a maior carga do chão ou suportar uma sequência de movimentos, pois o estresse metabólico é grande! Quando esses músculos auxiliares entram em falha, boa parte da estabilização da linha média se vai e consequentemente sobrecarregam estruturas menores e mais fracas do corpo!

Nestes levantamentos citados acima, a postura errada causa um sofrimento nos eretores da espinha, paravertebrais e quadrado lombar, pois a falha dos músculos flexores dos dedos e oblíquos transversos desprotegem automaticamente a coluna que estava arcada, perdendo assim a proteção desejada para a realização do movimento seguro!

Realizar um Personal Record ou Repetição Máxima sem postura adequada torna o atleta incapaz de movimentar a carga corretamente, aproximando o praticante de uma lesão! Para evitar que a postura se quebre você deve fortalecer individualmente flexores dos punhos e dos dedos, oblíquos transverso e externo, o reto abdominal, paravertebrais, rombóides e deltóides posteriores!

Assim sua postura se manterá integra num levantamento único ou numa sequência longa, mas lembre-se sempre de respirar corretamente!

Palavra do Coach - Por Charles Cauzin