A importância dos exercícios de solo nos movimentos ginásticos - Clava CrossFit

A Ginástica é uma das aptidões primordiais do Crossfit, principalmente para adquirir força e flexibilidade, por isso, hoje vamos falar um pouco sobre a importância dos exercícios ginásticos e como eles devem ser realizados. Sem dúvida os principais exercícios para o aprendizado de qualquer movimento ginástico são o Hollow Hold e o Arch Hold, eles são realizados no solo de forma isométrica com a função de fortalecer o CORE, região central do nosso corpo que envolve toda extensão abdominal, lombar e glúteos.

 

Hollow Hold

O movimento de Hollow exige que a pessoa permaneça no chão e com a lombar no solo, realizando uma contração abdominal, mantendo as pernas esticadas alinhadas ao glúteo e os braços esticados alinhados a orelha. Este movimento também podemos chamar de canoa, onde realiza-se um balanço do corpo mantendo todo o peso no centro do corpo (Hollow Rock).

 

Arch Hold

O movimento de Arch Hold exige permanecer no chão com a região do abdômen e realizar uma ativação da coluna vertebral, lombar e glúteo, tirando as pernas e os braços do chão. Nesse movimento também podemos realizar um balanço de canoa semelhante ao Hollow Rock, e a ele damos o nome de Arch Rock. Lembrando que podemos trabalhar estes movimentos de forma adaptada também para fortalecer o praticante até ele chegar na posição desejada.

 

Ao ter esses dois exercícios bem estruturados iremos transferir eles do solo para as barras ou argolas, onde iniciaremos a progressão do exercício chamado de Kipping, que nada mais é do que uma passagem pelas posições de Hollow e Arch. A consciência corporal para se executar um bom Kipping e ganhar forma e consistência nos movimentos ginásticos, é ter um ótimo domínio desses movimentos no solo, além de um ganho muito grande de força na região do CORE, o qual vai ser preciso para que você execute os movimentos desejados.

Então bora treinar esses dois exercícios e suas variações no solo galera, para que os tão desejados Pull ups ou Muscle ups saiam com mais facilidade. Fale com seu Coach, com certeza ele vai ter orientar e te dar dicas para uma boa execução desses exercícios.

Palavra do Coach - Por Eduardo Steinbock